sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um ano depois, o cinema continua a tapar buracos na RTP2


Já passou mais de um ano sobre o debate Cinema na RTP2, no qual o director da estação, Jorge Wemans, surpreendeu todos quando assumiu a pouca atenção que tem dado ao cinema desde que assumiu a liderança do segundo canal (já lá vão 5 anos!). Recordo as suas palavras precisas: "E aceito que em relação ao cinema a memória destes anos não seja uma memória que acrescente, digamos, algum passo decisivo em frente". Palavras que recebi como um sinal positivo no sentido de ver respondidas as reivindicações constantes da nossa petição pelo regresso da exibição regular de cinema à RTP2.

Apesar de cumprimentar o director por ter aceite, nessa altura, o convite que lhe endereçámos e pela auto-crítica que fez, não consigo disfarçar a decepção, partilhada seguramente pelos mais de 3000 apoiantes desta causa (no facebook já são 3 289 amigos!), agora que passou um ano e três meses sobre esse encontro.

O "5 Noites, 5 Filmes" voltou aos nossos ecrãs, mas apenas foi recuperado como "marca" ao serviço da programação do canal em tempos de férias. Esta tímida e incompleta recuperação de um espaço mítico dedicado ao cinema também pouco ou nada acrescentou ao estado das coisas na estação, já que, nos seus mini-ciclos da Páscoa, detectámos um número excessivo de repetições de títulos exibidos no canal há pouco tempo ou "casamentos forçados" entre títulos escolhidos sem arrojo.

Em Agosto, como já fora prometido, o cinema volta a ocupar as emissões diárias do canal, mas a lógica mantém-se: logo na primeira semana, percebe-se que a RTP2 continua a tratar o cinema como tapa buracos, por isso, volta a passar títulos recentemente exibidos no espaço da sessão dupla de sábado. Este comeback não foi ainda anunciado como aconteceu na Páscoa, isto é, em comunicado da estação, de qualquer modo, desconfio dos critérios que presidiram à selecção de títulos tão diferentes e tão distantes estética, temática e historicamente entre si.

Ainda assim - já me começo a contentar com as migalhas da refeição que eu e, aliás, todos os contribuintes pagámos na íntegra - saúdo a estreia, penso que absoluta, no nosso país do filme "Pa Negre" do talentoso cineasta catalão Agustí Villaronga (lembram-se do seu intenso "El Mar"?). Também espero que, desta vez, a direcção da RTP2 perceba que o público quer o "5 Noites, 5 Filmes" em permanência na grelha do canal. Lamentavelmente, penso que isso só acontecerá se soubermos "mexer" com o indicador que rege a política desta estação dita "de serviço público": as audiências. Sugiro, então, que vejamos os filmes do regressado "5 Noites, 5 Filmes" para, dessa forma, relembrarmos a estação de Wemans das suas próprias obrigações.

Post Scriptum: Apesar de não vir na programação como fazendo parte do regressado "5 Noites, 5 Filmes", o meu camarada de petição Ricardo Lisboa fez bem em me apontar o seguinte: já nesta semana, a RTP2 passa durante 5 noites 5 filmes, todos sempre às 4 da madrugada. (E depois dizem que são regulares na sua programação de cinema...) Desta feira, o cinema serve não para tapar o buraco deixado aberto pelas séries da preferência de Jorge Wemans, mas para cobrir a falta do espaço Euronews na grelha. Posto isto, a dita selecção de filmes é a mais aleatória que nos poderia ocorrer: "Forget Paris" de Billy Crystal (segunda-feira), "O Atalho" de Kelly Reichardt (terça-feira), "As Praias de Varda" de Agnès Varda (quarta-feira), "Tetro" de Francis Ford Coppola (quinta-feira) e outra vez "The Fearless Vampire Killers" de Roman Polanski (sexta-feira). Que confusão e trapalhada de canal.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...