sábado, 11 de fevereiro de 2012

Newsletter #12: Jodorowsky


Um dia o cineasta chileno disse algo que dispensa que gastemos latim com pequenas introduções muito direitinhas: “Most directors make films with their eyes; I make films with my testicles.”

Alejandro Jodorowsky deve ser uma das personagens mais singulares - ainda entre nós! - do mundo do cinema: para além de cineasta, para quem não sabe, dedica-se ao esoterismo ou à "psicomagia", como lhe chama. Alguns dos seus livros são pequenos sucessos editoriais - de tal ordem, que os podemos encontrar já à venda em formato e-book, privilégio, por norma, dedicado aos que melhor vendem.

De resto, é como diz: "cinema feito com os testículos". Se quiser saber o que isso significa exactamente, não tem melhor remédio: deixe-se de mariquices e subscreva a Newsletter do CINEdrio.

E o que trará mais esta que será a 12ª edição da nossa Newsletter? Por exemplo, em matéria de cinema em casa, raridades de Marcel Ophuls, King Vidor e Joris Ivens; lançamentos futuros de Bergman (em Blu-ray!), do cineasta-revelação Joachim Trier (sim, é familiar...), do clássico também-com-os-testículos-no-sítio Don Siegel ou do mais chaplinesco dos neo-realistas italianos Vittorio De Sica...; e, para além das pechinchas tão apetecíveis, celebramos à nossa maneira lançamentos recentes de filmes de Billy Wilder, John Boorman e Abel Ferrara (também em Blu-ray). Muita coisa diferente, muita coisa excelente.

Em matéria de livros, podemos já anunciar que Março será um mês fortíssimo em raridades e descobertas: de uma edição rara de Débord até a um ensaio filosófico de Paul Verhoeven, valerá quase tudo. Lewis Hine (na fotografia) ou Didi-Huberman (na filosofia da imagem) terão livros acabadinhos de sair devidamente referenciados.

Carlos Pereira, um dos grandes (ex-)bloggers nacionais, estudante de cinema e, acima de tudo, um dos jovens realizadores por trás do excelente "Um Filme Português", dar-nos-á as suas recomendações filmo-livreiras.

Março promete, portanto.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...