sábado, 2 de julho de 2011

Os critérios da programação de cinema na RTP2

Para ficar para a posteridade o que o senhor Jorge Wemans considerou ser uma "boa programação de cinema", é preciso escrever sobre a conversa que tivemos com ele no final do debate.

Depois de defender, com algum custo, que programava para um "público" e não a pensar numa "audiência", Jorge Wemans explicou-nos por que não contextualiza as obras que passava na sessão dupla, que, revelou-nos, é ele próprio que programa. Disse-nos, então, que se passar uma introdução feita por um cineasta ou alguém entendido na área, isso fará o público mudar de canal imediatamente. Wemans tinha falado na importância de se constituir um público, mas a principal razão para não passar o cinema "como deveria passar" - porque ninguém, no seu estado normal podia defender que o cinema não precisa de ser explicado, ou que PERDE em ser explicado... - parecia, agora, prender-se com uma questão de "audiência". Dissemos-lhe isso, o que foi imediatamente reprovado pelo director do segundo canal. Contudo, quanto mais falávamos, mais ficava claro que, de facto, Wemans, mesmo depois de 3 horas de debate, estava determinado em não fazer nada.

Na sua óptica, que, pelos vistos, se sobrepõe às responsabilidades legais do segundo canal, as pessoas não querem "contextualizações"; na realidade, preferem ver filmes na total escuridão. O director da estação acrescentou ainda que os critérios demasiados óbvios não são bem-vindos e que não se devem "engavetar" filmes. Concordámos que não se devem "engavetar" filmes, mas dissemos que não considerávamos correcta uma sessão dupla tão pouco clara nos seus pressupostos como a que juntou "Caramelo" e "Rainha Margot" ou "Laço Branco" e "Persépolis" (esta sessão dupla foi "justificada" por Wemans pelo facto dos dois falarem de uma "comunidade"...).

Por outro lado, em razão da sua súbita postura "pós-moderna" de rejeição de programações demasiado óbvias, perguntámos-lhe como explicava então as programações semanais, muito esporádicas, de cinema na RTP2, que, quase sempre, juntam filmes segundo um género específico (exemplo, o "western", o "filme de ficção científica") ou por serem de um realizador ou actor notável... Nesta altura não consegui descortinar qualquer coisa próxima de uma resposta.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...